Fechar
Audiência

‘Um Lugar ao Sol’ derruba audiência da Globo e estreia decepciona

Em sua estreia, a trama de Lícia Manzo teve uma audiência inferior comparada com outras novelas no horário das nove da Globo

Nayara VieiraRepórter do EM OFF

Nesta segunda-feira (08), a Globo estreou a novela “Um Lugar ao Sol”, que chama a atenção por ser a primeira trama inédita da emissora desde o começo da pandemia no ano passado, devido a Covid-19. Com Cauã Reymond como protagonista e grandes nomes da teledramaturgia, a audiência decepcionou no primeiro capítulo.

Comparada a outras estreias, “Um Lugar ao Sol” foi insuficiente e inferior às reprises deste ano, com 23,4 depois do Jornal Nacional, e também à reestreia de “Amor de Mãe”.  Na segunda fase da novela, que voltou ao ar em março, a emissora cravou  34 pontos de audiência com 50% de participação em São Paulo, já no mesmo horário, a trama de Manuela Dias, teve 37 pontos com 53% de participação no Rio de Janeiro, segundo o Jornal Extra.

Outro sucesso que foi reprisado neste ano, “Fina Estampa” em seu primeiro capítulo teve uma média de 34,3 pontos na capital paulista, empatando com “Amor de Mãe”, ambas consideradas ótimas estreias da Globo com mais de 30 pontos, marca que a estreia de hoje não atingiu. As informações são do Observatório da Televisão.

Mesmo inédita, “Um Lugar ao Sol” teve uma audiência menor do que a antecessora “Império”, reprise que retornou no começo do ano, que marcou 28.8 pontos na Grande São Paulo, no mesmo horário na grade de programação da emissora. O índice foi pior do que a estreia de “A Lei do Amor” (2016), que teve uma média de 30,6 pontos, segundo o Notícias da TV. 

Continua após a publicidade

Nos primeiros minutos da estreia, a novela de Lícia Manzo, estava com amargos 23.4 pontos, um pouco inferior ao Jornal Nacional que terminou com 26.0. Ou seja, a atração derrubou a audiência. Ao mesmo tempo, a Record estava com 13.6 pontos ao transmitir “Gênesis”, o SBT mancando 7.0 com “Carinha de Anjo”. Longe de alcançar os demais canais, a Cultura estava com 0.9, a Band com 0.5, a Rede TV! com 0.2 e a Gazeta igualmente, com 0.2.

Ao final, a novela estava com amargos 23.5, e se consagrou uma das piores estreias da emissora neste horário em sua prévia. No entanto, os números da média serão divugados nesta terça-feira (09). À 22h09, a audiênca estava com 26.6. A novela terá apenas 107 capítulos.  “Geralmente, quando estreamos uma novela, temos 20 capítulos prontos. Desta vez, temos uma obra fechada, ou praticamente fechada. E considero que este é um bom tamanho”, contou o diretor Maurício Farias.

“Um Lugar ao Sol” tem dois finais gravados

Assim como já fez em outras novelas, a Globo decidiu gravar dois finais para “Um Lugar ao Sol”. Na trama de Lícia Manzo, o desfecho será escolhido conforme a transmissão da novela das nove. “Há um final alternativo. Já gravamos e escolhemos no decorrer da exibição”, disse o diretor, revelando que o trabalho em cima da novela foi um grande desafio.

“Quando começamos a gravar, a Lícia já havia escrito um número muito grande de capítulos. Durante o processo, gravamos de forma muito alternada e isso foi desafiador. Nossa equipe de continuidade trabalhou duro”, declarou. A autora disse estar satisfeita com o novo projeto. “Tudo parece ser um caminho para as novelas produzidas pelo streaming: serão menores, mas serão novelas. São 107 capítulos, são 107 horas de teledramaturgia. Para mim, como autora, 107 é mais do que eu desejaria ou precisaria para contar uma história com aprofundamento e riqueza”, declarou.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff

Tags Relacionadas: