Fechar
Violência Infantil

‘Um Lugar ao Sol’ mostra violência contra crianças e provoca polêmica

Personagem de Alinne Moraes agrediu criança que quebrou seu abajur colecionável

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

O capítulo inédito de “Um Lugar ao Sol” levado ao ar nesta segunda-feira (27), na Globo, causou espanto no público. Isso porque, a vilã Bárbara (Alinne Moraes) agrediu fisicamente Luan (Miguel Schmidt) após descobrir que o garoto quebrou seu abajur colecionável que ganhou de presente. A cena foi exibida como gancho para a sequência da novela de Lícia Manzo no horário nobre.

O filho de Érica (Fernanda de Freitas) brincava em uma parte da mansão de Santiago (José de Abreu), quando a falsa escritora de contos foi ao quarto e encontrou o objeto quebrado. Mercedes (Angela Figueiredo) contou que o menino estava jogando bola pela casa e que já havia o alertado. Irritada, Bárbara deixou o cômodo e foi atrás da criança para tirar satisfação enquanto outros moradores da casa comemoravam o aniversário de Rebeca (Andréa Beltrão).

“O que aconteceu aqui?”, questionou Bárbara. “Eu já alertei seu Santiago pra não deixar o Luan jogar bola dentro de casa”, respondeu a governanta. “O pivete estava jogando bola dentro do meu quarto?”, revoltou-se a namorada de Cristian. “Foi no dia que teve uma confusão no restaurante, ele ficou hospedado aqui e os brinquedos dele ficaram dentro do seu armário”, contou. “Claro, sempre dentro do meu quarto no meio das minhas coisa”, ironizou. a vilã.

Mercedes sugeriu colar as peças do abajur, mas Bárbara recusou ter uma peça colecionável remendada. Com isso, ela deixou o quarto e armou uma confusão em “Um Lugar ao Sol”. “Garoto escuta aqui você sabe quanto custa um abajur?”, questionou. O filho de Erica tentou se explicar: “Eu quebrei sem querer”. “[Isso] não vai trazer meu abajur de volta que é uma relíquia, foi minha mãe que me deu”, respondeu a escritora. “Seu Santiago disse que eu podia entrar”, seguiu o menino.

Continua após a publicidade

“Não importa, seu Santiago não sabe o que fala nem o que faz, ele tá saindo com uma garota pra cima e pra baixo, ele tá lelé [da cabeça] por isso que as pessoas estão se aproveitando dele”, afirmou Bárbara. “O seu Santiago namora a minha mãe porque ele pediu, ele foi até lá em casa”, retrucou o menino. Revoltada, a ricaça exigiu um pedido de desculpas, mas o garoto se recusou. Em seguida, ele chutou a perna da vilã, que se mostrou surpresa.

“Como é que é, você me chutou?”, questionou ela. Após levar um segundo chute, Bárbara revidou dando um tapa na cara do menino. Os convidados da festa de Rebeca deixaram a cozinha e afastaram os dois. A sequência provocou uma onda de debates e colocou a novela “Um Lugar ao Sol” entre os assuntos mais comentados do país. Muitos condenaram a agressão física contra a criança.

“A personagem da Bárbara herdou a bipolaridade da mãe e, além disso, nenhuma criança, independentemente de qualquer contexto e situação, é merecedora de agressão física e moral. O Eca tá aí”, opinou Alysson Steve. “Agressão começa na humilhação, no preconceito, no xingamento, na ofensa. Bárbara fez isso desde o início não só com o menino mas com a mãe também. Os valores hoje em dia estão todos invertidos mesmo”, falou Zabela.

Em matéria de audiência, o capítulo de “Um Lugar ao Sol” registrou 24,9 pontos de média, de acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Média obtidos e divulgados pelo site Notícias da TV. Cada ponto equivale a 76.577 domicílios na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff