Fechar
Audiência da TV

‘Vem Pra Cá’ e ‘Fofocalizando’ patinam e fazem feio na audiência

Criações de Silvio Santos perdem para programas da Record TV

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

2021 vai chegar ao fim e não deixará saudades para o SBT. Isso porque, em matéria de audiência, a emissora segue perdendo para a Record TV e vendo outras concorrentes como Band e TV Cultura cada vez mais próximas. Nesta quarta-feira (22), o canal da Anhanguera, que anunciou mudanças em sua grade de programação para o próximo ano, desabou no ranking e teve boa parte dos programas abaixo de 3 pontos de média.

O “Vem Pra Cá”, programa criado e lançado por Silvio Santos em março, tem sido a principal pedra no sapato da emissora. De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Média, obtidos e divulgados pelo site TV Pop, a atração marcou apenas 2,9 pontos. O número é considerado inferior ao esperado pela emissora, acima dos 3 pontos. O programa, aliás, bate de frente com o “Hoje em Dia”, da Record TV.

A atração apresentada por César Filho, Ana Hickmann, Renata Alves e Ticiane Pinheiro anotou 3,3. Mais tarde, o “Fofocalizando” deu dor de cabeça para os executivos do SBT e amargou uma audiência considerada pífia para a faixa vespertina. A atração de Chris Flores, Gabriel Cartolano, Flor Fernandes e Gaby Cabritini não conseguiu nem mesmo superar os desenhos animados do “Bom Dia & Cia”.

Exibido antes das “Novelas da Tarde”, o programa de fofocas requentadas teve apenas 2,4 pontos. Concorrente direto, a novela “Prova de Amor” marcou 6,1 pontos e consolidou a vice-liderança durante todo o período de exibição. O “Balanço Geral SP”, principal motivo para a criação do “Fofocalizando”, registrou 5,9. Os dados representam a grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil.

Continua após a publicidade

Os índices fazem parte de uma sequência desastrosa para o SBT. O canal de Silvio Santos, entre 6h e 17h, teve seu melhor desempenho com o programa de Silvia Abravanel e a novela “Mar de Amor” (3,3). Depois das 17h, “Amanhã é Para Sempre” e “Te Dou a Vida” anotaram 5,2 e 5,5 respectivamente. Na média-dia, o canal fechou apenas com 4 pontos. Atrás da Record (5,4) e Globo (12,7).

Com os baixos índices de audiência frequentes, Silvio Santos ordenou mudanças na grade de programação matutina e vespertina a partir de janeiro de 2022. De acordo com o site TV Pop, os maiores afetados serão o “Vem Pra Cá” e o “Fofocalizando”, ambos terão duração no ar reduzida e novos horários. A tentativa faz parte de um teste de comportamento do público.

O “Vem Pra Cá” sofrerá redução drástica de uma hora, além de ganhar novo horário. O programa matinal terá apenas 30 minutos de duração e passará a ser exibido na grade vespertina a partir das 16h30, horário que atualmente é ocupado pelo “Fofocalizando”, de Chris Flores (15h45 e 17h). Com isso, o programa de fofocas passará a ter apenas 50 minutos, sendo exibido entre 15h40 e 16h30.

Tags Relacionadas: