Burst

Bastidores e curiosidades de 'Avenida Brasil', 10 anos depois

Danilo Reenlsober 26/05/2022

A novela "Avenida Brasil", escrita por João Emanuel Carneiro, foi um dos maiores sucessos de audiência entre as novelas produzidas pela Rede Globo para o horário das 21h.

O folhetim estreou em 26 de março de 2012 e trazia, entre os protagonistas, as atrizes Adriana Esteves e Débora Falabella, que viveram a vilã Carminha e a mocinha Nina.

Segundo dados do ibope na Grande SP, o último capítulo ultrapassou os 50 pontos, e a trama como um todo ficou sempre acima dos 40 pontos, algo inimaginável nos dias de hoje.

A novela chegou a ser reprisada em 2019 no "Vale A Pena Ver de Novo" e também apresentou números muito bons para o horário: foram 22 pontos na estreia na Grande SP.

Relembre (ou descubra) agora com o EM OFF algumas curiosidades e informações dos bastidores do folhetim, que ficou marcado na memória de muitos telespectadores:

Os atores Marcos Caruso e Juliano Cazarré, que viviam Leleco e Adauto, respectivamente, sempre soltavam piadas durante as gravações, fazendo o elenco cair no riso.

Riso solto

As cenas em que a família de Carminha e Tufão (Murilo Benício) se reuniam na mesa para as refeições eram repletas de falas improvisadas, e esses "cacos" iam para o ar com frequência.

Improviso

O autor João Emanuel Carneiro, e os diretores Amora Mautner, José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington, deram poder total para os atores improvisarem em cena - e muita coisa era usada.

Falando em refeições, se engana quem pensa que os pratos servidos em cena eram falsos: toda a comida era real, era preparada por um chef de cozinha e chegava ainda quente à mesa.

Comida

Ao todo, eram cerca de 30 atores em toda a novela, um número considerado pequeno para esse tipo de produção, o que possibilitou que todos tivessem uma relação de mais proximidade.

Proximidade

Justamente por isso, a novela coleciona personagens marcantes. Além de Carminha e Nina, adoradas até hoje, Max, Tufão, Jorginho, Mãe Lucinda e Nilo também eram destaques da trama.

Inesquecíveis