No folhetim Pantanal, da TV Globo, um personagem chama a atenção dos espectadores: o peão Trindade, vivido pelo ator e cantor Gabriel Sater, filho de Almir Sater.
Na trama, o peão causa calafrios ao dizer que fez um pacto com o diabo. Frequentemente, Trindade envia "mensagens" a outros peões dizendo terem sido enviadas pelo sete-peles.
Nos próximos capítulos, até mesmo Jove (Jesuíta Barbosa) vai se render aos "encantos" do malvado e vai fazer um pacto com o cramulhão para ganhar a raia entre os irmãos.
A presença do diabo em novelas brasileiras não é novidade. Diversos outros folhetins, da própria TV Globo e até mesmo de outras emissoras, contaram com a "presença" dele.
O autor de Pantanal, Benedito Ruy Barbosa, por exemplo, já utilizou o diabo em diversas outras produções, assim como a Record TV em suas novelas bíblicas. Relembre:
Na novela Paraíso, exibida originalmente em 1982, o personagem Eleutério (Cláudio Corrêa e Castro) tinha uma estranha relíquia: uma garrafa com um diabo dentro dela.
Paraíso
O filho de Eleutério, chamado Zeca, vivido pelo ator Kadu Moliterno, ganhou a fama de "filho do diabo" logo ao nascer, já que sua mãe morreu no parto, logo após dar à luz.
Essa história foi mantida no remake do folhetim, exibida pela Globo em 2009. Na nova versão, o papel de Eleutério ficou a cargo de Reginaldo Faria, enquanto Zeca foi vivido por Eriberto Leão.
Outro grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa também conta com a presenção do cramulhão. Na trama, José Inocêncio (Antônio Fagundes), também tinha o diabo guardado numa garrafa.
Renascer
O catador de caranguejos Tião Galinha (Osmar Prado), acreditava que a riqueza do coronel vinha justamente do sete-pele engarrafado e vivia atrás do seu próprio diabinho.
Já na novela Jesus, da Record TV, o diabo apareceu em carne e osso. No folhetim, ele foi interpretado pela atriz Mayara Moura, de 39 anos, que precisou raspar o cabelo e as sobrancelhas.
Jesus
Para criar o personagem, a atriz disse que se inspirou no polêmico cantor norte-americano Marilyn Manson e escutou a música Angel with the Scabbed Wings para “entrar no clima”.
“Ele é um menino andrógino, não uma menina”, comentou a atriz, em entrevista à revista Veja. As cenas foram gravadas no Marrocos, sob um calor de cerca de 50 graus, lembrou.
O diabo voltou às telas na Record TV na novela Gênesis, dessa vez, interpretado pelo ator Igor Rickli. Na produção, ele viveu Lúcifer, o anjo que foi expulso do céu no começo dos tempos.
Gênesis
No decorrer da história, o personagem, um dos mais icônicos da Bíblia, protagonizou uma trajetória repleta de maldades, manipulando as pessoas e semeando a discórdia.