Burst

Relembre os beijos gay das novelas brasileiras

Danilo Reenlsober 28/04/2022

O mês de junho é conhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+. A data busca conscientizar e reforçar a importância do respeito de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, etc.

Personagens ligados à comunidade LGBTQIA+ sempre estiveram presentes nas novelas brasileiras, que no decorrer dos anos, foram usadas como vitrine da sociedade.

O tema da relação e do amor entre pessoas do mesmo sexo já apareceu em diversos folhetins, causando mais ou menos comoção e polêmica, dependendo do período histórico.

Desde os primórdios da televisão brasileira, os beijos entre gays e lésbicas sempre chamaram a atenção do público. Relembre todos eles agora com o EM OFF:

Se engana quem acha que os beijos gay são questões modernas nas novelas. Em 1963, a atriz Vida Alves beijou a atriz Geórgia Gomide na novela "A Calúnia", exibida pela TV Tupi.

O primeiro

Em 2011, foi ao ar na novela Amor e Revolução, do SBT, a cena de um beijo entre as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre). A repercussão não foi das melhores.

Amor e Revolução

Dois anos depois, em 2013, foi ao ar a primeira cena de beijo gay no horário nobre da TV Globo na novela Amor à Vida entre os personagens Félix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso).

Amor à Vida

Exibida em 2014, a novela Em Família, de Manoel Carlos, mostrou o casal Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller), que teve seu casamento destruído com Cadu (Reynaldo Gianecchini).

Em Família

Em 2015, o beijo entre as personagens Tereza (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg), aconteceu logo no primeiro capítulo da novela Babilônia, de Gilberto Braga.

Babilônia

Em 2016, os personagens André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira), de Liberdade, Liberdade, protagonizaram não apenas um beijo, mas primeira cena de sexo gay da TV.

Liberdade, Liberdade

Em 2017, o autor Cao Hamburger mostrou a primeira protagonista gay na novelinha Malhação. O beijo foi entre as personagens Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grígio).

Malhação: Viva a Diferença

Já a primeira cena de beijo gay entre dois garotos em Malhação, aconteceu entre os personagens Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico), arrancando aplausos do público.

Malhação: Vidas Brasileiras

Em 2018, a trama retratou o romance gay no século 1920, mostrando o casal Luccino (Juliano Laham) e o militar Otávio (Pedro Henrique Müller), que se beijou nos últimos capítulos da novela.

Orgulho e Paixão

O beijo mais recente aconteceu em Um Lugar ao Sol, de Licia Manzo. Ilana (Mariana Lima) e Gabriela (Natália Lage) assumiram um namoro e acabaram se casando no final da trama.

Um Lugar ao Sol