Danilo Reenlsober 05/08/2022
Durante sua carreira artística, Jô Soares somou duas passagens pela Globo: a primeira entre as décadas de 1970 e 1980 e a segunda entre os anos 2000 e 2010..
Globo
Foi na sua segunda passagem pela emissora que ele comandou um dos principais programas de entrevista do Brasil, o "Programa do Jô", por 16 temporadas (2000-2016).
Com o decorrer dos anos, o talk-show passou por cortes, que abalaram o apresentador. O sexteto, por exemplo, virou quarteto. Além disso, a atração perdeu quase meia hora.
O tom arrastado que o programa ganhou com os anos e as derrotas rotineiras para a concorrência foram primordiais na decisão da Globo de encurtar o "Programa do Jô".
O apresentador chegou a reclamar publicamente disso no ar. "Uma das coisas que mais me aflige é fazer esse programa mais curto. Mas sei que ele ganha mais dinâmica no ar".
Em 2015, Jô fez sua última renovação de contrato e ficou combinado de que ele seguiria somente até dezembro do próximo ano. No comunicado, ficou claro que o acerto partia dos dois lados.
Após sua saída da Globo, Jô resolveu se aposentar da televisão. Nenhuma outra emissora, nem mesmo sua antiga casa, o SBT, demonstrou interesse em um novo programa.
Na emissora de Silvio Santos, ele apresentou o "Jô Soares Onze e Meia" por 12 anos. Mas, em 2017, o canal já tinha outro talk-show, o "The Noite", apresentado por Danilo Gentili.
Ao jornal O Estado de S. Paulo de outubro de 2016, Jô Soares foi claro e falou sobre um retorno hipotético ao SBT. "Não existe a menor possibilidade de acontecer", garantiu.